Por Fabiana Esteves
Quando elas tinham três anos e meio, depois de ver um programa onde as crianças falavam sobre a escrita de um diário, Laís resolveu escrever um. No dia dividi um bloco que eu já tinha entre as duas e apontei os lápis. No dia seguinte, Laís me intimou a levar uma página do diário para o trabalho. Era a MINHA página.
Depois comprei um caderninho para alimentar essa vontade nas duas. Setenta centavos apenas, mas precisa ver a alegria que provocou. Ísis imitava os adultos e perguntava: “Qual o seu nome?” E ai de mim que não o dissesse inteirinho. Em seguida ela ia escrevendo de carreirinha e repetindo para si, bem pausadamente e em tom baixo, o meu nome com a palavra “mamãe” no meio. Daqui a pouco perguntava de novo, de novo, de novo... Para completar comprei um DVD que elas amavam, Tinker Bell 3, e no filme a menina também faz um diário, só que de pesquisa científica.
Um tempo depois, folheando as páginas, percebi que elas já se preocupavam em respeitar os limites da linha do caderno, vejam só, tão miúdas... Juro que não influenciei em nada... Eu nem contei que ainda tenho um diário supersecreto (um arquivo protegido com senha no meu computador) e um blog no qual escrevo com pseudônimo e ninguém sabe que sou eu…
Nas fotos acima, Ísis e Laís, filhas de Fabiana Esteves
Autoria
Fabiana Esteves é Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNiRIO) e Especialista em Administração Escolar. Trabalhou como professora alfabetizadora na Prefeitura do Rio de Janeiro e no Estado do Rio com Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como assessora pedagógica e formadora nos cursos FAP (Formação em alfabetização Plena) e ALFALETRAR, ambos promovidos pela Secretaria de Educação do mesmo município. Também foi Orientadora de Estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação em parceria do município com o MEC. Em 2015 coordenou a Divisão de Leitura da SME de Duque de Caxias (RJ). Atualmente, é Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Duque de Caxias, onde tem se dedicado à formação docente. Escritora e poeta, participou de concursos de poesia promovidos pelo SESC (1º lugar em 1995 e 3º lugar em 1999) e teve seus textos publicados em diversas antologias pela Editora Litteris. Escreve para os blogs “Mami em dose dupla” e “Proseteando”. Publicou os livros “In-verso”, "Pó de Saudade", "Maiúscula", "A Encantadora de Barcos" e "Coisas de Sentir, de Comer e de Vestir". É mãe das gêmeas Laís e Ísis.
Comments