top of page

Fabiana Esteves

IMG-20201019-WA0000.jpg
"
"

Sou 

escrava

da Palavra

Fabiana Esteves é Pedagoga, formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNiRIO) e Especialista em Administração Escolar.

 

Trabalhou como professora alfabetizadora na Prefeitura do Rio de Janeiro e no Estado do Rio com Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como assessora pedagógica e formadora nos cursos FAP (Formação em alfabetização Plena) e ALFALETRAR, ambos promovidos pela Secretaria de Educação do mesmo município. Também foi Orientadora de Estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação em parceria do município com o MEC. Em 2015 coordenou a Divisão de Leitura da SME de Duque de Caxias (RJ).

Atualmente, é Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Duque de Caxias, onde tem se dedicado à formação docente.

Escritora e poeta, participou de concursos de poesia promovidos pelo SESC (1º lugar em 1995 e 3º lugar em 1999) e teve seus textos publicados em diversas antologias pela Editora Litteris.

Escreve para os blogs “Mami em dose dupla” e “Proseteando”. Publicou os livros “In-verso”, "Pó de Saudade", "Maiúscula", "A Encantadora de Barcos" e "Coisas de Sentir, de comer e de Vestir".

 

É mãe das gêmeas Laís e Ísis.

Blog pessoal:

http://fabianaesteves.blogspot.com

Livros selo Panóplia

CAPA.jpg

“Mãe também engole água salgada”

Editora Panóplia, Crônicas, Ano: 2024

Sinopse: "E penso na mãe que eu quero ser. Quero ser a causa e consequência das tuas pequenas andanças. Quero ser mais do que a simples mão que consola ou corrige, quero ser a luz que guia a tua corrida nua antes do banho gelado. Quero ser parte tua como és minha. Quero ser mais do que só um grito que alerta do perigo, que regula tuas passadas… Quero ser o teu véu diante das atrocidades, mais do que o gesto sensato que oferece a seringa amarga. Quero ser, antes de tudo, o silêncio que fala nas fotografias, a voz emblemática que te diz um segredo no ouvido e sente a bênção da tua respiração a cada instante." MÃE TAMBÉM ENGOLE ÁGUA SALGADA é uma coletânea de crônicas cujo tema principal é a maternidade. Durante anos, Fabiana manteve um blog contando sua rotina familiar depois de uma gestação gemelar prematura. Depois disso, veio o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e da Deficiência Intelectual de uma d
e suas filhas, o que mudou um pouco o foco dos textos… Veio a turbulência adolescente… No entanto, o afeto e o viés poético nunca abandonaram sua escrita.

Onde comprar

Estante Virtual - Um livro - Amazon

capa.jpg

“Coisas de Sentir, de Comer e de Vestir”

Editora Panóplia, Livro infantil ilustrado, Ano: 2020

Sinopse: Coisas de sentir, de comer e de vestir é uma grande brincadeira com as palavras. Tudo pode se transformar em poesia: um dia de muitas cores, uma borboleta preta, a hora de acordar, uma gata que dormiu para sempre, uma fruta com forma de estrela, uma menina que ilumina, e
até uma lista chata de obrigações vira uma canção. Se você gosta de brincar com palavras, este livro vai te levar direto para o lugar onde moram as coisas de sentir: o coração.

Onde comprar

Estante Virtual - Americanas - Submarino - Amazon

capa.jpg

“Things to Feel, Eat and Dress”

Editora Panóplia, Livro infantil ilustrado, Ano: 2021

Sinopse: Things to feel, eat and dress is a great joke with words. Everything can turn into poetry: a day of many colors, a black butterfly, the time to wake up, a cat that slept forever, a star-shaped fruit, a girl that lights up, and even a boring list of obligations becomes a song. If you like to play with words, this book will take you straight to the place where the things of feeling live: the heart.

Onde comprar

Estante Virtual - Americanas - Submarino - Amazon

capa.jpg

“Cartas de Amor”

Editora Panóplia, Antologia digital, Ano: 2021

Sinopse: Quantos amores impossíveis conhecemos através da literatura? Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Páris e Helena são apenas alguns dos exemplos mais famosos. Desde o início dos tempos, tragédias amorosas conquistam nossa atenção e compaixão. Porque, naturalmente, nada é mais aguardado que um “viveram felizes para sempre”, ao fim de uma grande história de amor. Assim como na literatura, os amores impossíveis também acontecem na vida real, implorando por toda e qualquer forma de sobrevivência...

 

Download

capa.jpg

“Ouvindo as Estrelas”

Editora Panóplia, Antologia digital, Ano: 2021

Sinopse: “Ouvindo as Estrelas” trata-se de uma homenagem aos enamorados e um tributo a Olavo Bilac e à sua obra "Via-Láctea", onde o poeta brasileiro afirma que "(..) só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas". 

 

Download

Capa.jpg

“Cantando Auroras”

Editora Panóplia, Antologia digital, Ano: 2021

Sinopse: "Cantando Auroras" tem como tema a saudade e trata-se de uma homenagem à poetisa portuguesa Florbela Espanca e ao seu poema "Quadra D'
Ele (1)", no qual a poetisa portuguesa afirma que "(..) Saudades e amarguras / Tenho eu todas as horas, / Quem noites só conheceu / Não pode cantar auroras.". 

Onde comprar

Estante Virtual - Americanas - Submarino - Amazon

capa_livro_vozesnegras2.jpg

“Vozes Negras”

Editora Panóplia, Antologia, Ano: 2021

Sinopse: A coletânea Vozes Negras: tecendo a resistência é uma obra coletiva, com textos de diferentes gêneros (crônicas, poesia, contos, autobiografias…) escritos exclusivamente por mulheres negras do Coletivo Encantadores de Letras e algumas convidadas. A intenção é ouvir estas mulheres talentosas que romperam a barreira do racismo presente na sociedade, e mostram seu olhar diante do mundo. Coletivamente, tecem com fios de luta e ternura as palavras que, certamente, encantarão os leitores. 

Onde comprar

Estante Virtual - Americanas - Submarino - Amazon

Publicações blog Panóplia
Como fazer com que seu filho tenha interesse pela leitura? - Tempo de EsperasLivros para Pegar e Livros para Ouvir - O Direito de Abandonar - O Medo Não é HereditárioA Arte É TerapêuticaA vida Segue o Rumo Que Queremos Dar a ElaA Tecnologia Não é a Vilã desta História - Das "Desimportâncias" da Vida - A vida é melhor ao vivoCrônicas para laçar um interesse perdidoBasta ler muito para escrever bem? - Vamos mudar o mundo amanhã? - Mãe de UTIRessaca literária e o direito de não lerMudando o destino dos personagensO cabelo é só uma parte desta luta - Coração azul também sangraReceitas para adoçar a memóriaMomento mágico entre mãe e filhaLivros didáticos para não deixar a chama da leitura se apagar - O conhecimento liberta (mesmo a distância)A Bíblia em casa: imaginário construído a partir da fé Mais do que uma simples curtidaBordando para os avós tecidos de memóriasQuando será que elas voltam?Cheirinho de livro novoUm livro para chamar de seuÉ mais doloroso para quem vai na frenteAprisionar os livros é construir cárceres para as criançasDas páginas para a telonaSerá que vai demorar?Ponte para o outro (lado)Mesa de domingoVocê não é todo mundo!Pérolas NegrasMais do que um presente, um projeto50 livros no ano. Será Possível? -  O que deixarei de herança?Orelha de livro escuta muita história!Carta à minha filha autistaSou uma mulher de três histórias, todas sem fimQuando tudo isso acabar...Mulheres fortes que inspiramMãe também engole água salgadaNo escuro da noiteAh, as palavras...Entre a vitrola e o fone de ouvidoA lua de ÍsisO delicioso sabor das leituras virtuais em voz altaVaga-lumes da esperançaLeitura fabulosa​ - Diagnóstico: EstripulimaníacaA vida também enguiçaPoesia é paixão que vem de berçoO diário das super escritoras mirinsTempo de Invencionices -  Mulheres que leem podem ser um perigo...​ - A mãe que eu quero ser - Carta à minha prima de longe​ - O desafio gigante da inclusãoFazer história passa pelo guardarPelo direito de chorar​ - Mais na plateia do que no palcoOlhar o texto com o olhar do outro é se iluminarTinha uma lua no meio da páginaA Minha, a sua, a nossa trilha sonora​ -  Só não falta vontade de ficar juntoCada um presta atenção do seu jeitoSomos muitas mães partilhando as mesmas dores e delícias Meu verso tem a cor do seu cabelo Nunca é tarde para aprender com os jovens - Será mesmo que não deixo que ela cresça?​ - Uma monstrenga de sete cabeças A tecnologia não é a vilã desta história (Parte 2)Despertando o desejo de ler Lygia - Os prós e contras da leitura obrigatória - Um poema que vale nota - O assunto da aula é o autismo -         

bottom of page